#CuraDaTerra

Em tempos de COVID-19, nós povos indígenas vivemos um genocídio institucionalizado, mas respondemos com um chamado à ação pela vida em todo o planeta. Convidamos você para se somar à cura da terra.

Convocamos quem resiste neste planeta, quem defende a terra e a água, quem defende sua língua originária, quem tece, quem cuida, quem hackeia as estruturas da opressão, quem responde por suas irmãs, quem cria resistência em meio à cidade, quem com câmeras e penas documenta as lutas e vitórias, quem acompanha os processos de autonomia, quem busca seus entes queridos, quem cura, quem pratica tecnologias antigas, quem fala com o fogo e compartilha seu conhecimento, convocamos todos que sabem que podemos curar a terra. 

Curar a terra é semear, boicotar as empresas que destroem a Amazônia e outros biomas do planeta, fazer rituais em comunidade, protestar contra a morte imposta, contar as histórias dos nossos avós, fazer bombas de sementes, criar cartazes, artigos, manifestos, greves. Chamamos quem se organiza para fazer frente à pandemia. 

As mulheres indígenas somos a cura, defendemos nosso corpo espírito e território, com organização e canto. Da terra conhecida como Brasil, convocamos o mundo a se somar às nossas vozes e corações realizando um ritual coletivo de cura.

Compartilhe

2 a 9 de agosto

Todos os dias a voz de uma mulher indígena, amplifica sua voz e conhece seu trabalho. Transmita o conteúdo do #CuraDaTerra que publicaremos pelos canais do midiaindia.org e siga-nos!

Participe

2 a 9 de agosto

Envie de hoje a 9 de agosto uma mensagem de solidariedade aos povos indígenas do Brasil no #CuraDaTerra Challenge, respondendo: O que ameaça nosso território-corpo-espírito? Como fazemos a Cura da Terra? Pode ser em qualquer formato audiovisual e multimídia. Publique nas redes e envie para curadaterra@midiaindia.org

Mais sobre o challenge

De hoje a 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas, chamamos a ocupar redes sociais respondendo: O que ameaça nosso território-corpo-espírito? Como fazemos a Cura da Terra? Realize rituais, dance, cante, semeie, proteste ou grave uma declaração em solidariedade aos Povos Indígenas do Brasil, publique-a em suas redes sociais com a hashtag #CuraDaTerra, e envie-a para a Mídia Índia.

7 + 4 =

Junte-se

No Dia Internacional dos Povos Indígenas, conecte-se à live Maracá da #EmergênciaIndígena e colabore com a campanha de financiamento da APIB. Ouça e amplie as vozes das mulheres indígenas nos dias 7 e 8 de agosto na assembléia “A santidade da existência é a cura da terra”.

Em tempos de enfermidade, convocamos o amor e a ternura; quando falta o medicamento, a solidariedade é que cura.